Paginas

O líder dever ser apto para ensinar

O líder deve ser “apto para ensinar” (1Tm 3.2). A ênfase aqui está na capacidade de transmitir a verdade a outros; ter conhecimento da verdade e de Deus, e a habilidade para comunicar tal verdade. As duas coisas devem andar juntas: o conhecimento e a comunicação.

O bom desempenho do líder não deve se apoiar apenas no cargo que ele assumiu, mas, sobretudo na capacidade de ministrar bem a Palavra com paciência e esforço. A autoridade do líder no ministério é precisamente a autoridade de ministrar a Palavra de Deus aos outros.

O líder deve ser capaz de interpretar a Bíblia para edificação de outros; é capaz de explicar, expor e ilustrar as verdades do Evangelho e defendê-las e refutar o erro; e que não é somente capaz, mas pronto e disposto a comunicar a outros o que ele sabe; e que tem também expressão vocal, o dom da elocução e consegue transmitir suas idéias de forma simples e com linguagem fácil, em palavras hábeis e aceitáveis; porque não fará sentido o que um homem sabe, a menos que ele tenha uma capacidade de comunicar isso a outros, para a compreensão e benefício deles.

Essa qualidade pode estar ligada ao dom de ensino ou ser uma expressão do talento natural da pessoa, que aproveita todas as oportunidades para dar instruções concernentes às coisas do reino do céu. A característica requer habilidade intelectual e didática. Alguém que pode ensinar a outros precisa também ter vontade de aceitar ensino. A presença desta exigência indica que um líder precisaria ter habilidade tanto para explicar a doutrina cristã quanto para refutar ou opor-se ao erro.

Quando visita pessoas com problemas espirituais, ele deve ser capaz de citar as Escrituras e explicar o desejo de Deus em tais questões. Ele deve estar apto para alimentar o rebanho de Deus (1Pe 5.2) e usar a Bíblia para refutar os que apresentam falsas doutrinas (At 20.29-31). Não significa necessariamente que o líder deve ter o dom do ensino, mas que em seu ministério de casa em casa, assim como nas celebrações congregacionais, ele pode apresentar as doutrinas da fé, compartilhar corretamente a palavra de verdade e estar pronto e motivado para fazer isso (2Tm 2.15).

Deixe o seu comentário